Esta técnica permite "brincar" com a criatividade além de dar personalidade ao ambiente, vamos inovar! ;)
napocska |
O kokedama (Koke (musgo) dama (bola)), era considerado o bonsai dos pobres,por ser uma técnica de princípios básicos e não tão rebuscados como o bonsai, que era mais elitista.
Siguda.com Como fazer (dica do site Conexão Decôr)
Separe um raminho da planta escolhida, e retire o máximo da terra sem agredir a raiz.
Pegue uma porção pequena de Musgo Sphagnum, molhe bem, envolva a raiz, e amarre com uma linha qualquer, como um barbante. Esse musgo absorve muita umidade, e é ele que vai hidratar a raiz da sua planta.
Junte 3 partes de turfa (terra substrato) + 1 parte de akadama ( substrato para bonsai). Molhe, e faça uma “lama ” pra envolver a bolinha de musgo. Forme uma bolota de terra, proporcional ao tamanho da planta.
Finalmente, use musgo vivo pro acabamento de fora. Faça uma “caminha”, envolva a bola de terra, e vá amarrando tudo, como um novelo de lã. No começo fica meio estranho, mas você vai pegando o jeito… Confie. Outra opção é usar fibra de côco em vez do musgo. Também fica legal. Serve pra segurar a terra, e dar o acabamento.
|
Siguta.com
Pra fazer essa amarração, você pode usar uma infinidade de materiais, vai depender da sua criatividade… Fio de nylon, arame, barbante, fio de algodão , sisal cru, linhas coloridas!!
Para kokedama de orquídea ou bromélias, em vez do musgo na raiz, use um pouco de fibra de côco com pedrinha, tipo brita pequena, ou casca de pinus que vem na própria muda quando compra, ou pedacinhos de isopor – servem pra aerar.
|
Siguta.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário