Maria Mosolova/Photographer's Choice RF/Getty Images |
Com uma diversidade de espécies e cores, esta chinesinha ganhou o coração de muitos orquidófilos, chegou a ter mais de 1.200 tipos variados da espécime, que se adaptaram a climas diferentes: desde terras baixas e úmidas, até altas montanhas.
O nome Dendrobium é formado pela junção das palavras gregas δένδρον (dendron), que significa "árvore", e βιος (bios), que significa "vida", ou seja o nome se remete ao habitat desta orquídea, que como a maioria é epífita, ou seja utilizam as árvores como suporte para viver, não se "alimentando" delas. Existem também algumas espécimes desta família que vivem sobre rochas e sobre o solo.
Dendrobium Bardo Rose |
Existe muita polemica sobre a forma de classificar o gênero de orquídeas dendrobium, inicialmente foram classificadas como "todas as orquídeas de difícil classificação e gêneros próximos", assim é mole, né?! Parece orquídea, está em uma árvore...logo é um dendrobium! 😎Não chegou a ser um consenso entre os pesquisadores, mas a ideia persistiu por muito tempo. Hoje em dia com a pesquisa sobre marcadores molecular e análise filogenética, é possível investigar o padrão evolutivo, classificar com base na similaridade de estruturas e características de cada planta, verificar o potencial adaptativo e evolutivo e assim, foi possível reduzir a quantidade do gênero dendrobium para 450 espécies com características próprias e relevantes, não genéricas.
Dendrobium fimbriatum oculatum |
Os pesquisadores Mark Alwin Clementes e David Lloyd Jones são responsáveis pela publicação de uma série de artigos mais completos sobre o tema, e que atende tanto a área filogenia (pesquisa que inclui Genes e DNA das plantas) como a morfologica (estrutura da planta), por volta do ano 2002, a discussão segue entre os pesquisadores, mas atualmente são consideradas como gênero Dendrobium, conforme a classificação de Clementes e Jones:
Abaxianthus, Anisopetala, Aporum, Australorchis, Bolbidium, Bouletia, Cadetia, Callista, Cannaeorchis, Cepobaculum, Ceraia, Ceratobium, Chromatotriccum, Coelandria, Conostalix, Davejonesia, Dendrobates, Dichopus, Diplocaulobium, Distichorchis, Dockrillia, Durabaculum, Eleutheroglossum, Eriopexis, Euphlebium, Eurycaulis, Exochanthus, Flickingeria, Grastidium, Herpethophytum, Ichthyostomum, Inobulbum, Kinetochilus, Leioanthum, Maccraithea, Microphytanthe, Monanthos, Oxyglossellum, Pedilonum, Sarcocadetia, Sayeria, Stelbophyllum, Tetrabaculum, Tetrodon, Thelychiton, Thicuania, Trachyrhizum, Tropilis, Vappodes, e Winika.
Dendrobium thyrsiflorum |
Florescem de 1 a 3 vezes no ano, no período de inverno até o final da primavera.
Cuidados com a Orquídea Dendrobium
(dica do site Flores e Folhagem)
Clima: Tropical, Subtropical. É tolerante ao frio, mas perde a maioria das folhas.
Em regiões de clima frio, pode receber o sol direto, na parte da manhã, evitando o sol nas horas mais quentes do dia (10 ás 17 horas), em regiões de clima quente, não deve receber o sol direto, apenas o sol filtrado das árvores, ou luz difusa. Floresce melhor nos subtropicos úmidos.
Quando a orquídea for cultivada artificialmente em vasos, deve-se suprir suas necessidades de nutrientes artificialmente.
Multiplica-se por divisão de touceira e por separação das inúmeras brotações laterais.
Fontes:
- BUSO, Glaucia Salles Cortopassi. Marcadores Molecular e Análise Filogenética - Brasília, DF, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2005.
- Wikipédia - Dendróbium
- http://www.floresefolhagens.com.br/orquidea-dendrobium/
Nenhum comentário:
Postar um comentário