Olha Isso!!!

sábado, 6 de janeiro de 2018

Sua Majestade a Orquídea

Orchidacea Cymbidium
Esta flor dispensa apresentações, e na minha opinião, compete em pé de igualdade com a rainha das flores, e se a Rosa é a rainha das flores...ouso dizer que a Orquídea é a Diva, com toda a sua variação de formas, cores e perfumes, ela vem conquistando uma legião de apaixonados orquidófilos em todo mundo, e aqui me declaro a mais nova auto intitulada orquidófila do planeta. E este mês quero dedicar o Blog Olhos de Tigre, a pesquisa dessas adoráveis plantinhas, e como não posso fugir a minha essência, vamos começar falando do início de tudo.
Laelia Purpurata
Até bem pouco tempo acreditava-se que a história da orquídea datava de pouco mais de 3000 anos a.C., estimados através da literatura e pinturas..., e era atribuída aos orientais as primeiras citações a respeito da sua existência, através da milenar medicina chinesa, quando o Imperador Vermelho Shennog ou Shen Nong (significado: Divino Agricultor), considerado um dos pais da medicina oriental, pesquisava sobre o uso de plantas para tratamento de doênças, e cita em seu livro "Clássico da Medicina Herbal de Shen Nong" o uso da orquídea Dendrobium Nobile ou Shi Hu em Pinyin, que é considerada uma erva rara encontrada no alto de penhascos na China. Alguns historiadores datam a existência do Imperador entre 2500 a 2700 a.C.. E antes que alguém se aventure a experimentar os efeitos medicinais das orquídeas, informo que NÃO recomendo esta iniciativa, até porque de acordo com as lendas que existem em torno da figura do Imperador Vermelho, existe a que diz que ele teria falecido durante uma de suas pesquisas medicinais. Outro ponto tem haver com a tradução do nome da orquídea: o nome "Shi Hu" é utilizado para outras variedades de orquídeas Dendrobium.


O amor de Confúcio pelas orquídeas valeu esta música, cuja autoria lhe é atribuída: Chinês 碣石調幽蘭, Jieshi Diao Youlan, tradução: "A orquídea solitária no modo da prancha de Pedra", música chinesa para instrumento gugin, composta no séculos VI ou VII.

Vai daí que o mundo das orquídeas estava aquecido e confortável com a ideia delas serem conhecidas de "pouco" tempo, enaltecidas na medicina oriental, em pinturas e músicas... e não mais que de repente todo este cenário da história é mudado, porque é descoberto no ano de 2000 d.C. (isso mesmo, na nossa Era), na República Dominicana, um fóssil de abelha do Período Cretáceo (entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás), com pólen de orquídea, a abelhinha do gênero sem ferrão foi preservada  dentro de um pedaço de âmbar, enquanto recolhia o pólen, ela foi surpreendida por um derrame de resina da árvore em que estava a orquídea. Com isso toda a cronologia da vida das orquídeas foi revista, a descoberta possibilitou aos pesquisadores reorganizar a árvore genealógica e a formação dos grupos de orquídeas, hoje com quase 25 mil espécies. Um brinde a Ciências!

Orquídea Capuz de Freira


 Fontes: 
  1. Chinese Herbs Healing
  2. Medicina Chinesa pt
  3. Revista Galileu, ed. 129
  4. Blog Historia Musicae
  5. Folha de São Paulo, 30 de agosto de 2007 - Ciências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs