Paris
Passeando nas Pontes européias é possível ver uma "nova" tradição que vem nascendo. À la Romeu e Julietta, os pombinhos apaixonados compram um cadeado (ou dois) e penduram nas pontes com seus nomes escritos. As chaves, ou a chave do cadeado é jogada no rio como prova do amor guardado.
Aparentemente a tradição nasceu na Itália, mas já vi em Amsterdan e agora também em Paris, principalmente no Pont des Arts ou no Pont Léopold.
Onde fica?
Pont Léopold-Sédar Senghor
Quai de Solférino
Métro Assemblée Nationale ou RER Musée d'Orsay
Pont des Arts
Metro Louvre Rivoli
Encontrado em: O Guia de Paris
Simpatia romântica ameaça ponte histórica em Roma
Ian Fisher
O amor, em todo o seu esplendor e desordem, encontrou expressão perfeita na mais antiga ponte de Roma, no ano passado. Inspirados por um best seller posteriormente transformado em filme, jovens casais escreviam seus nomes em cadeados, e atavam correntes fechadas por eles em torno dos postes de luz da Ponte Milvio. Em seguida, simbolizavam a permanência de seu amor lançando as chaves dos cadeados às águas turvas do Tibre, sob a ponte.
Mas a realidade não demorou a se reafirmar, como costuma acontecer depois de uma paixão. Milhares de cadeados e chaves começaram a se empilhar na ponte e nas águas do rio. Duas das luminárias instaladas sobre os postes despencaram devido ao excesso de peso. Vizinhos começaram a se queixar de vandalismo. Os políticos que tentaram resolver o problema foram acusados de ser inimigos do amor, o que na Itália é coisa séria.
No final do mês passado, uma solução foi encontrada. O governo municipal instalou seis conjuntos de postes de aço para receber as correntes ao longo da ponte, de modo que os amantes agora podem se declarar sem risco de dano à infra-estrutura.E dessa forma a cidade dos monumentos acaba de criar mais um, ainda que haja um certo custo: jogar uma chave ao rio da Ponte Milvio, reclamam alguns italianos, pode em breve se tornar tão coisa de turista quanto as moedas lançadas à Fontana di Trevi.
Encontrado em:Terra
ALEMANHA ROMÂNTICA: Cadeados na ponte em Colônia são símbolo de amor eterno
Torre de Seul (Coreia do Sul): As fechaduras são decoradas com corações, nomes dos amantes e a data da união (no país ela é invertida: primeiro vem o ano, depois o mês e por fim o dia)
A Torre de Seul no Parque NamSan
Alem da linda vista da cidade é a parede de cadeados deixados por jovem
casais. Há milhares e milhares de cadeados, simbolizando amor entre
duas pessoas selando seu destino em público. Ao colocar o cadeado na
grade da torre o casal lacra o seu amor com lindas mensagens e joga a
chave longe para nunca mais ser encontradas, significando o amor eterno.
Encontrado em: Bom Dia Seul
Lenda chinesa atrai turistas
Os chineses acreditam que o nome dos noivos nos cadeados simboliza o amor eterno
Foto: Luiz Henrique Barretto/vc repórter
Um dos destinos mais procurados pelos turistas que viajam para a China, principalmente aqueles que vão para o interior do país, é a Montanha Amarela, situada em Huang Shan, sul da província de Anhui. No local, existe uma escadaria com milhares de cadeados deixados por recém-casados. Segundo a lenda e a superstição local, os nomes dos noivos devem ser fixados no cadeado, como símbolo de amor eterno.
A montanha também é conhecida por suas belezas naturais. São 154 km² com mais de 1,5 mil espécies de plantas, o que torna a região uma das maiores reservas botânicas do país. Em 1990, o local também recebeu o título de patrimônio natural e cultural da humanidade, concedido pela Unesco.
De acordo com a Administração Nacional de Turismo da China, só em 2007 o país recebeu 26,1 milhões de turistas estrangeiros, número que deve triplicar em 2008, em função dos jogos olímpicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário