Olha Isso!!!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Disque Gripe começa a atender pessoas com sintomas da gripe


[Disque-gripe (0800-2810-100)]

JB Online
Nara Boechat


RIO - O Jornal do Brasil testou o novo serviço de atendimento para a gripe suína do Estado do Rio, o Disque Gripe, e verificou que até às 9 horas desta segunda-feira, 27, a central funcionava normalmente, esclarecendo a população sobre os sintomas da doença.

Em quatro tentativas de ligação, nas duas primeiras o telefone deu sinal de ocupado. Nas outras, a repórter demorou em torno de um minuto para ser atendida. A atendente perguntou o que a pessoa está sentindo e se há algum sintoma de gripe, como febre. Após a comprovação de que não havia sintomas gerais, a orientação era para que procurasse uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para melhores esclarecimentos da Gripe A.


Além disso, também foi feito um registro dos dados gerais da pessoa, como nome e endereço, e foi entregue um número de protocolo para adiantar um próximo atendimento. Todo o serviço durou em torno de dois minutos.


O tele atendimento, que começou a funcionar nesta segunda, recebeu a visita do Secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), Sérgio Côrtes, durante a manhã, para verificar como está o funcionamento da central.


O serviço funcionará todos os dias da semana, das 6h às 23h30, no telefone 08002810100. Por meio do serviço, a pessoa poderá ter esclarecimentos sobre seus sintomas e ainda ser monitorada diariamente.


Dependendo da gravidade dos sintomas descritos, a população será orientada a procurar um dos 17 Centros de Referência da Gripe e, se for necessário, poderá ser removida por uma das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma vez que as duas centrais serão integradas. Em ambos os casos, isso só será possível se a pessoa estiver na cidade do Rio de Janeiro e em Niterói.


Os Centros de Referência da Gripe funcionam 24 horas por dia. O atendimento é feito de forma rápida e individualizada, de forma a evitar aglomerações. A Sesdec contratou 42 enfermeiras supervisoras, 180 enfermeiras e 210 técnicos de enfermagem, que avaliarão o estado clínico dos pacientes, fazendo a classificação de risco. Dependendo do caso, os pacientes poderão ser encaminhados para avaliação médica na unidade hospitalar que dá retaguarda ao Centro.


Pela Internet
Outro serviço também foi lançado na cidade do Rio, nesta segunda. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), em parceria com a Sesdec, criouum website para reforçar o trabalho de prevenção e combate ao vírus influenza A (H1N1).


O endereço eletrônico www.riocontragripea.rio.rj.gov.br concentra todas as informações relacionadas à doença. No site, há um questionário de avaliação de sintomas, que permite ao usuário diferenciar a Influenza A de outras doenças que causam sintomas semelhantes.
09:14 - 27/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs